Em entrevista à Juventude FM, José Lima, vice-presidente da CNEC, revela quais são as novidades para as obras do Colégio Cenecista Laudelino Freire
Em entrevista concedida ontem (29), o vice-presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), José Lima, falou ao radialista Prefeitinho detalhes da reunião que teve na última sexta-feira (27) com a prefeita municipal, Hilda Ribeiro, e o secretário municipal de Educação, Magson Almeida. Lima revelou que a CNEC vem reabrindo escolas em Sergipe desde o ano passado e as expectativas é de que as obras do Colégio Cenecista Laudelino Freire, em Lagarto, comecem no mês de junho. “Eu sinceramente nunca entendi como é que esta escola fechou”, enfatizou.
As novas normas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), permitem que as Prefeituras possam fazer parcerias com escolas comunitárias para colocar jovens que estão sem matrícula nas escolas da CNEC.
A ideia inicial de reabertura do Laudelino Freire será com um ensino infantil, e ao mesmo tempo, cursos profissionalizantes, até progredir à oferta do ensino médio.
“Estamos focando muito nessa área de cursos profissionalizantes, e em Lagarto, estamos estudando o que é mais essencial neste momento. Nós temos aí o Hospital de Amor, que vai ser aberto; e no sentido mais comercial, de modo geral, nós temos também o Shopping. Estamos pesquisando o que é mais viável para geração de emprego e renda no munícipio”, frisou José Lima.
Sobre a possibilidade de emendas serem destinadas à obra do colégio, Lima disse que há conversas com os deputados lagartenses Gustinho Ribeiro (Republicanos) e Fábio Reis (PSD).
- Henrique Andrade