Unigel suspende produção de fertilizantes em Sergipe

g

A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Unigel, em Laranjeiras (SE), está com a produção suspensa. A informação foi confirmada pela empresa nesta quinta-feira (10).

A medida foi adotada, segundo a Unigel, em função da diferença entre o preço do gás natural, principal matéria-prima utilizada, e o preço dos produtos fabricados na empresa, fator que afetou diretamente a competitividade do negócio. Apesar da suspensão, a empresa disse que continua estabelecendo diálogos em prol de soluções para a situação.

A suspensão das atividades na unidade é discutida desde maio deste ano com o Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos nos Estados de Alagoas e Sergipe (Sindipetro AL-SE). A Unigel informou que aprovou a proposta de suspensão dos contratos de trabalho em assembleia com os colaboradores.

O Sindipetro informou que a empresa adotou o layoff para o contrato com uma parte dos funcionários, que é quando a vaga de emprego é excluída temporariamente.

A unidade possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. Com essa produção parada, a expectativa, e que acordo com o economista Rodrigo Rocha, é que a economia em Sergipe sofra impactos negativos, a partir do desemprego.

 

“Um empreendimento desse porte tem potencial para estimular diversos negócios em uma vasta cadeia., que impacta desde a renda dos empregos diretos, a compra do pãozinho e até de bens e serviços mais caros. A saída, nesse caso, é uma parceria com a Petrobras para reverter esse quadro”, disse o especialista.

Fonte: G 1



g
/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html