Após ONU, Lula encerra 1º giro internacional e escala Alckmin para vender PAC no exterior

Ao concluir seu discurso de abertura da assembleia-geral da ONU nesta terça (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai desacelerar a agenda internacional. Depois de visitar 21 países e falar com 50 chefes de Estado, Lula pretende focar nas questões internas, mas vai escalar aliados para seguirem "vendendo o Brasil no exterior".

Segundo auxiliares do presidente, a ideia é que o vice-presidente Geraldo Alckmin assuma a linha de frente desta tarefa, ao lado dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre da Silveira (Minas e Energia) e Rui Costa (Casa Civil).

A estratégia de Lula é ampliar a participação de investidores estrangeiros em obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), em especial no que diz respeito ao setor de energia – biocombustíveis e energia eólica.

Lula entende que concluiu a primeira etapa da missão de reabrir as portas do Brasil para o mundo. O presidente, ainda na campanha, afirmava que o país havia se tornado um pária internacional, o que trazia, além de danos de imagem, prejuízos financeiros.

Nos primeiros meses do ano, o investimento internacional alavancou os resultados da bolsa no Brasil, o que foi celebrado pelo governo. A meta, agora, é financiar o PAC com auxílio da iniciativa privada internacional.

Fonte: G 1

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html