Dia da Visão tem alerta sobre risco de cegueira por metanol

No Dia Mundial da Visão, celebrado neste 9 de outubro, fica o alerta sobre a importância de cuidar da saúde ocular, principalmente diante dos casos de intoxicação por metanol no Brasil, que podem causar problemas na saúde, levar inclusive à cegueira e à morte.
A oftalmologista do CBV, Hospital de Olhos, Tatiana Leão Vanini, explica que quando o metanol entra em contato com o corpo, ele é transformado em ácido fórmico, uma substância altamente tóxica que pode causar danos às fibras nervosas da retina e do nervo óptico.
Tatiana Vanini explica que os efeitos da substância podem ser sentidos em cerca de 8 a 24 horas. Ela alerta para os sintomas.
O paciente vai começar a apresentar uma visão borrada, embaçada, manchas no seu campo de visão, sensibilidade à luz e pode chegar até a perceber uma visão totalmente apagada.
Entre as soluções para o problema, o Ministério da Saúde encomendou mais de 2.500 frascos de um medicamento chamado fomepizol. Tatiana Vanini explica como funciona este medicamento.
Ele age justamente impedindo que o fígado metabolize o metanol ingerido nessas duas substâncias tóxicas, no formaldeído e ácido fórmico. Então o metanol não vai ser transformado em ácido fórmico, então não teríamos então o efeito deletério dessa substância sobre o nervo óptico.
Em casos de suspeita de intoxicação, é preciso procurar um clínico geral o mais rápido possível.
*Sob supervisão de Sâmia Mendes.