Que tipo de vice-presidente os brasileiros querem.

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira, 30, apontou o perfil que os eleitores brasileiros querem para os candidatos a vice-presidente da República nas eleições em 2026.

Enquanto o PSB aposta na permanência de Geraldo Alckmin  como vice de Lula na chapa que disputará a reeleição no ano que vem, 24,4% dos entrevistados disseram querer que o vice “seja uma mulher, para trazer um olhar feminino ao governo”.

Outros 22,3% afirmaram desejar um vice que “seja um representante do setor produtivo/agronegócio, para focar na economia”.

Um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira, 30, apontou o perfil que os eleitores brasileiros querem para os candidatos a vice-presidente da República nas eleições em 2026.

Enquanto o PSB aposta na permanência de Geraldo Alckmin (foto) como vice de Lula na chapa que disputará a reeleição no ano que vem, 24,4% dos entrevistados disseram querer que o vice “seja uma mulher, para trazer um olhar feminino ao governo”.

Outros 22,3% afirmaram desejar um vice que “seja um representante do setor produtivo/agronegócio, para focar na economia”

13,2%, o vice deve ser “um político experiente do Nordeste, para representar melhor o país”. Pelo menos 12,2% disseram querer que o vice “seja alguém de total confiança/família de Jair Bolsonaro” e 9,9% querem que “seja alguém ligado à religião e defesa da família (perfil conservador/evangélico)”.

Cerca de 9,1% dos entrevistados disseram que o perfil do vice é “indiferente/tanto faz”, ante 8,8% não opinaram.

O vice da oposição

O instituto também questionou qual deveria ser o perfil do candidato a vice da oposição.

Para vencer o presidente Lula, 43,2% dos entrevistados consideram que o candidato a presidente da oposição deve escolher um vice que “priorize a economia, sendo um empresário ou técnico, sem ligação forte com política ideológica”.

Outros 19,1% querem que o vice da oposição “traga votos de quem não é de direita, sendo um político mais moderado e de centro, mesmo que isso desagrade parte da base bolsonaristas” e 12,8% querem que o vice da oposição “garanta os votos da direita, sendo um conservador fiel a Bolsonaro, mesmo que isso afaste eleitores de centro”.

Não sabem ou não opinaram são 25%.

A pesquisa

Para o levantamento, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios de todo o país entre 18 e 22 de dezembro. 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html