UFS aprova retorno das aulas de maneira remota; DCE se mantém contra.

O retorno às aulas – porém de maneira remota – na Universidade Federal de Sergipe (UFS) está previsto para o dia 5 de outubro. A retomada foi aprovada pelo na noite da última quarta-feira, 3,  pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe). O Diretório Central do Estudantes (DCE) se mantém contra e cobra clareza quanto às condições do ensino remoto.

De acordo com a UFS, a reunião do Conepe ocorreu de forma virtual e contou com 41 conselheiros. Destes, 27 votaram a favor da retomada das atividades acadêmicas e 14 foram contrários à proposta.
A discussão foi pautada, segundo a UFS, por um plano de retomada elaborado em um grupo de trabalho com 40 participantes regulando o retorno de forma remota.

Ainda segundo a UFS, em breve deverão ser publicados os editais que visam garantir aos estudantes as condições de acesso às aulas, dentre eles o de apoio financeiro para aquisição de equipamentos, acesso à internet e tecnologias assistidas.

DCE

O presidente do DCE, Luiz Felipe, revelou que se reuniu com representantes do MPF e que relatou as possíveis problemáticas do ensino remoto. De acordo com ele, o próprio MPF vai protocolar um ofício para a UFS pedindo informações sobre a retomada das aulas.

“Não há informações sobre quantos serão contemplados, prazos, critérios..Eles propõem edital, mas até agora ninguém viu. Só o fato de ter edital já vai excluir algumas pessoas. Os prazos são muitos curtos. Será que até o dia 5, a UFS vai garantir essa estrutura?”, questionada. “Se o estudante não consegui acompanhar as primeiras aulas, ele será prejudicado”, alerta.

Os estudantes, segundo Luiz Felipe, acreditam que a instituição não terá condições de ofertar um acesso igualitário ao ensino remoto. “Alguns terão direito ao ensino remoto porque têm condições sociais melhores, mas há aqueles de família pobre, que moram em periferia, mães e até mesmo pessoas que tiveram sua renda ou saúde física e mental abalada”, destaca.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html