Necessidade de 3ª dose da vacina será analisada em debate no Senado

Comissão Temporária da Covid-19 ouvirá Anvisa, Butantan e Saúde

A eficácia das vacinas aplicadas nos brasileiros vai ser debatida pela Comissão Temporária da Covid-19, do Senado, nesta segunda-feira (16).

A comissão vai receber especialistas, a partir das 10 horas, que vão esclarecer aos senadores a importância das primeira e segunda doses e também analisar a necessidade de uma terceira, de reforço, conforme o imunizante. 

O pedido para a audiência partiu do presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO). Ele justifica que o registro de casos de contaminação pelo coronavírus, por cidadãos totalmente imunizados, tem sido cada vez mais comum.

Segundo o parlamentar, alguns países já adotaram a prática, baseados em estudos que indicam que a imunidade diminui com o tempo, colocando os vulneráveis novamente em risco. Ele citou o caso da Alemanha, que iniciou do reforço para idosos e população com saúde vulnerável, sendo recomendada também para crianças e adolescentes. 

Para Confúcio, é importante verificar os perfis e as idades dos públicos mais bem atendidos por cada imunizante. Assim, seria evitado o desperdício de doses, e também possível um novo plano de vacinação, mais eficiente, e baseado em dados científicos. 

Vão participar do debate o pesquisador do Instituto Butantan, Mauro Borges, a diretora da Anvisa, Meiruze Freitas; a pesquisadora Margareth Dalcomo; e Rosana Leite Melo, da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde.  A audiência será interativa, com a possibilidade de participação do público, através do portal E-cidadania. 

Fonte: EBC

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html