Hospital Universitário de Lagarto apura se informação de óbito por Covid-19 teria sido vazada.
Um cidadão muito conhecido na cidade de Lagarto morreu no Hospital Universitário da cidade, vítima de Covid-19, na última quinta-feira(16).
Algumas pessoas foram às redes sociais reclamar de que a notícia do falecimento havia chegado aos familiares da vítima através das redes sociais. Um áudio circulou por grupos de Whastapp, em que uma pessoa fala que tinha confirmado o óbito através de um servidor da unidade(um suposto maqueiro).
O fato levantou a suspeita de que servidores do hospital estariam vazando informações de forma antiética e irresponsável, o que gerou a revolta de alguns.
O reportagem do OkCidade procurou a direção do Hospital Universitário que, através da assessoria de comunicação, nos enviou a seguinte nota:
A notificação do óbito por parte do HUL é feita pelo médico que prestou o atendimento e consequentemente declarou o óbito.
Em tempos normais, para que essa comunicação aconteça o serviço social solicita a presença da família na unidade. Mas devido à pandemia, para redução de risco de contaminação aos familiares, o HUL conta com equipe médica de boletim para comunicação via telefone.
O HUL segue código de ética e conduta para comunicação de óbito, não sendo permitida manifestação ou comunicação fora desse fluxo adotado.
Sobre o áudio veiculado, o HUL está envidando todos os esforços para identificar se a mensagem é de autoria e foi repassada por colaborador da instituição. E que adotará as medidas legais cabíveis caso isso venha a ser constatado.
Jornalista responsável: Laelson Correia