MEIs têm até o fim do mês para regularizar situação
Débitos podem ser pagos à vista ou parcelados em até 60 vezes
O MEI - microempreendedor individual - que estiver devendo impostos pode regularizar a situação até o dia 31 deste mês. Os débitos podem ser pagos à vista ou parcelados em até 60 vezes.
Apesar de o tempo para regularizar a situação estar acabando, 14% de todos os MEIs registrados no Brasil ainda têm débitos para negociar. Esse número corresponde a quase dois milhões de empreendedores inadimplentes.
Quem não quitar o que deve vai ter o CNPJ inscrito na Dívida Ativa da União e a cobrança será feita na Justiça com juros e outros encargos previstos em lei.
Mas não é só isso. Outras sanções podem ser aplicadas, como explica Fábio Silva, subsecretário substituto de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, do Ministério da Economia.
Os débitos podem ser consultados no Portal do Simples Nacional, na Internet. É preciso ter um certificado digital ou código de acesso, ir até a opção Consulta Extrato/Pendências e depois Consulta Pendências no Simei. Nessa opção também pode ser gerado o documento para pagamento.
No aplicativo do MEI, disponível para celulares Android ou iOS, também é possível ter acesso a todas essas informações.
De acordo com dados do Portal do Empreendedor, o Brasil tem cerca de 11,3 milhões MEIs.
EBC