Proclamação da República: feriado vai movimentar estradas e aeroportos

Muita gente já está com a cabeça no feriado da Proclamação da República, na segunda-feira. Quem pensa em viajar deve lembrar que, apesar de o uso de máscara ter sido flexibilizado em diversos estados e cidades, ela ainda é exigida em locais fechados, como ônibus, aviões, hotéis e restaurantes. Então, leve as suas. Alguns locais também cobram o comprovante de vacinação, que está disponível no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde.

Se a viagem tiver menores de 16 anos, é preciso levar a autorização dos responsáveis. E, tanto nas rodoviárias quanto nos aeroportos, a recomendação é chegar com antecedência. Se o destino for internacional, pode ser necessário apresentar um teste negativo do tipo RT-PCR feito pouco antes da viagem.

Em São Paulo, no maior terminal rodoviário do país - o do Tietê - e também no Jabaquara e na Barra Funda, a expectativa da concessionária Socicam é que, desta sexta até terça-feira, circulem 353 mil passageiros e 370 ônibus extras. Os destinos mais procurados são as cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e no litoral paulista.  

Os 37 aeroportos administrados pela Infraero devem receber 684 mil passageiros, nos próximos cinco dias. Serão 5 mil e 400 pousos e decolagens no período.

A concessionária RIOgaleão espera mais de 77 mil passageiros e 520 voos no Aeroporto Internacional Tom Jobim. A GRU Airport informou que o Aeroporto Internacional de Guarulhos deve receber 468 mil passageiros. E, pelo Aeroporto de Brasília, a InfrAmérica estima que passem 185 mil pessoas e espera 1.360 voos de sexta até terça.

*Com produção de Renato Lima.

 

EBC 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html