Enem 2021: Sergipe tem abstenção de 22,6% em primeiro dia de aplicação
O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) impresso, neste domingo (21), registrou que dos 49.116 estudantes, 22,6% não compareceram aos locais de prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem impresso em Sergipe contou com 48.206 inscritos, com abstenção de 22,3%. Dos 911 que fariam o teste de forma digital, a ausência foi de 41,9%.
A nível nacional, o Inep registrou 3.109.800 inscritos confirmados e 26% não compareceram, sendo 25,5% do impresso e 46,1% do digital. No primeiro dia do Enem 2021, os estudantes fizeram as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O exame segue no próximo domingo (28), quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza.
Interferência
Na coletiva, Ribeiro voltou a afirmar que não houve interferência no Enem por parte da atual gestão. “Acho que os senhores que tiveram acesso a perguntas que foram feitas, puderam notar que eventualmente segue o mesmo padrão”, disse. E acrescentou: “Se tivesse interferência, poderia ser que algumas perguntas nem estivessem ali”.
O Enem ocorre em meio a uma série de polêmicas envolvendo a atual gestão do Inep. Na última sexta-feira (19), às vésperas do exame, a Associação dos Servidores do Inep (Assinep) coletou, organizou e compilou as principais situações enfrentadas pelos funcionários da autarquia, que segundo a organização indicam assédio institucional.
Neste mês, 37 servidores pediram exoneração de seus cargos, entre eles estão pessoas ligadas ao Enem. O documento foi entregue a uma série de órgãos e instituições, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União. O TCU negou o afastamento do presidente da instituição, Danilo Dupas.
ajuNews