Em recuperação, setor do turismo se prepara para mais uma onda de covid-19 em Sergipe

A possibilidade de mais um pico de diagnósticos positivos para o novo coronavírus  (covid-19) tem assustado empresas de diferentes setores. O turismo, um dos ramos mais prejudicados por causa do aumento de infecções pela sars-cov-2,  entra em alerta nesse momento após projeção da Força-Tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) afirmar a possibilidade de uma nova onda. Com isso muitas empresas poderão fechar as portas entre os meses de março e abril.

Em entrevista ao AjuNews, o fundador da agência de turismo Sergipe Viagens, no mercado há mais de 10 anos, Estêvan Santos, afirmou que uma nova onda da pandemia poderia não só prejudicar a fase de recuperação das empresas, mas contribuir para o fechamento delas. Assim como grande parte dos empresários sergipanos, a agência nunca havia enfrentado algo tão impactante como a pandemia.

“Não vai só afetar, mas vai fechar algumas empresas. Falo isso pela minha, a minha passou pela porta do inferno e graças ao pessoal que trabalha comigo, que deu uma força, e muita gente que foi compreensiva também em relação a compra dos pacotes, que fizeram com que a gente não fechasse. E hoje, a gente ainda está tentando se recuperar. Imagina se vier outro fechamento”, disse.

De acordo com a projeção da Força-Tarefa, o número de mortes por covid-19 deverá ocorrer a partir do dia 9 de março e pico a partir de 9 de abril. Além disso, o número de infecções pela nova variante Ômicron pode chegar a três mil por dia a partir da segunda semana de março.

Para o agente de turismo, o governo de Sergipe deveria começar a pensar em medidas antes que o aumento do número de infecções precise prejudicar ainda mais os trabalhadores do estado.

“Acredito que essas medidas já deveriam ser tomadas a muito tempo e criar uma forma de instruir a população. E com toda certeza, deveriam doar máscaras, não só uma, porque às vezes acham que dando uma máscara para a pessoa ela vai usar ela para o resto da vida. Sabendo que máscara é descartável, deveriam haver pontos”, afirmou.

Em nota enviada ao AjuNews, o secretário do Turismo, Sales Neto, confirmou que a pasta está acompanhando de perto essas projeções, mas irá “aguardar mais um pouco para ver como os índices de comportam”. “O setor turístico, incluindo o hoteleiro, está vivendo um bom momento de recuperação, registrando altos índices de ocupação. Vamos aguardar mais”, finalizou.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.026 casos novos de covid-19 e dois óbitos, em Sergipe. Com isso, sobe para 287.212 pessoas testaram positivo para a doença e 6.081 morreram.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html