Nesta terça-feira (8), o PIS/Pasep começa a ser pago

De acordo com o calendário, o primeiro pagamento é nesta terça-feira (8). E será para trabalhadores da iniciativa privada, que possuem o PIS. Os beneficiários do Pasep, poderão sacar a partir da próxima terça-feira, dia 15 de fevereiro. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, 22 milhões de brasileiros poderão sacar os valores, que somam R$ 20 bilhões. 

Nas regiões com prioridade de saque, em Minas Gerais e na Bahia - onde foi declarada situação de emergência, devido às intensas chuvas -, a previsão do ministério é que cerca de 100 mil trabalhadores recebam o abono, que soma mais de R$ 100 milhões. 

Neste caso, o abono salarial antecipado – tanto do PIS quanto do Pasep – é um direito dos trabalhadores cujos empregadores têm domicílio nas cidades declaradas em emergência, reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Para saber se tem direito ao benefício, quanto deve receber e em qual banco, o trabalhador deve consultar a Carteira de Trabalho Digital ou acessar o portal gov.br. Também é possível consultar as informações pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho e Previdência.

O abono salarial PIS e Pasep é uma garantia prevista na Constituição, para quem atua no mercado de trabalho formal e recebe até dois salários-mínimos no ano base, com nome no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), há cinco anos, pelo menos. O valor recebido é calculado de acordo com o número de meses trabalhados no ano base. 

Fonte: Rádio Agência Nacional 

 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html