PF apreende remédios falsos para emagrecimento em Alagoas

Em Alagoas, a Polícia Federal realizou uma operação nessa terça-feira (08) de combate ao comércio ilegal de medicamentos para emagrecer. Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

O inquérito foi instaurado em 2020, após constatação de venda ilegal dos medicamentos na capital alagoana.

Após a apreensão, os produtos foram enviados à perícia, que constatou a presença de substâncias de uso controlado, inclusive em misturas proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Os comerciantes investigados diziam que o remédio era feito com produtos naturais, à base de extratos de plantas como Carqueja e Aloe Vera. Mas no lugar destas plantas, a perícia encontrou sibutramina, fluoxetina e furosemida, substâncias que causam dependência e só podem ser utilizadas com prescrição médica.

O uso de um medicamento que prometia a redução de peso, é apontado como a causa da morte de uma enfermeira de 42 anos em São Paulo, na semana passada. A mulher consumiu um falso medicamento chamado ‘Chá 50 ervas emagrecedor', comprado pela internet.  

A enfermeira sentiu enjoos repetidas vezes e por trabalhar em um hospital, foi consultada pelos médicos, que indicaram a internação, para tratar uma hepatite fulminante, causada pelo medicamento. A paciente morreu após o corpo ter rejeitado o fígado transplantado. 

Os fármacos recolhidos nessa terça-feira na Operação Estrelar, não têm autorização da ANVISA, que regula todas as medicações permitidas no Brasil. Além de irregular, esta prática é crime com penas que podem chegar a 15 anos de prisão.

Fonte: Rádio Agência Nacional

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html