Fies: estudantes vão poder renegociar as dívidas a partir de março

Os estudantes que estiverem com dívidas em atraso com o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, vão poder aproveitar o programa de renegociação lançado pelo Governo Federal. As regras foram anunciadas nesta quinta-feira (10), em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto.

A Medida Provisória que trata dessa renegociação permite que os estudantes em débito com o Fies recebam um desconto de até 92% no saldo devedor, no caso de beneficiários do Auxílio Brasil ou de inscritos no Cadastro Único. Para os demais, o desconto máximo pode chegar a 86,5% do saldo devedor.

A renegociação também vai permitir que os estudantes parcelem o valor restante da dívida em até 150 meses, com isenção de juros e multas.

Os estudantes interessados vão poder renegociar as dívidas com o Fies entre os dias 7 de março e 31 de agosto deste ano. Todo o procedimento vai ser realizado pela Caixa e pelo Banco do Brasil, por meio de um aplicativo de celular.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, ressaltou que a renegociação das dívidas do Fies vai ser acompanhada de medidas para impedir que os estudantes voltem a ficar inadimplentes no futuro.

Durante a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, aproveitou para anunciar que o banco público está prestes a lançar um novo programa de financiamento para estudantes de todo o país.

Segundo o Ministério da Educação, atualmente existem mais de um milhão de jovens formados que estão inadimplentes com o Fies, somando mais de 38 bilhões de reais em prestações não pagas.

Fonte: Rádio Agência Nacional 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html