Estado do Rio decide flexibilizar uso de máscara em ambientes fechados

O governo do estado do Rio de Janeiro decidiu flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras protetoras contra a covid-19 em ambientes fechados. O decreto com as novas regras foi publicado nessa quinta-feira, no Diário Oficial do Estado. 

O secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, explicou que a medida foi tomada devido ao avanço da cobertura vacinal e da diminuição de novos casos da doença. Ainda segundo o gestor, dependendo da situação epidemiológica do município, o uso de máscaras poderá continuar obrigatório. 

A Secretaria de Saúde informou que seguirá monitorando os indicadores e fará a atualização semanal do Mapa de Risco de contágio da covid-19 por região e por município, para subsidiar as decisões das prefeituras no enfrentamento da pandemia.

Na última atualização, de sexta-feira passada, a região nordeste do Rio de Janeiro estava em vermelho, com risco alto, e o centro-sul em laranja, de risco médio. As demais regiões do estado se encontram em amarelo, de baixo risco de contágio pela doença.

Em caso de conflito entre regras estadual e municipal, vale a norma mais restritiva. Chieppe destacou que, quem preferir, pode seguir usando o equipamento de proteção individual.

Já a prefeitura do Rio de Janeiro informou que deve decidir sobre a flexibilização do uso de máscaras em ambientes fechados na segunda-feira.

Fonte: Rádio Agência Nacional 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html