Governador do Rio anuncia testagem em massa e descarta lockdown

Diagnóstico precoce será feito com exames de PCR e de imagem

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que fará uma testagem em massa para diagnóstico de pacientes com a covid-19 em resposta ao aumento de casos no estado. Mas descartou, no momento, medidas mais restritivas, o chamado lockdown.

Durante coletiva de imprensa no Palácio Guanabara, nesta terça-feira (24), Castro  afirmou que foram abertos  214 leitos para a Covid na capital e que a testagem em massa e diagnóstico precoce serão feitos com exames de PCR e de imagem. 

O governador afirmou que ainda não dá pra saber se o aumento de casos se trata de uma segunda onda ou se pode ser um  reflexo de aglomerações após a flexibilização das medidas de isolamento, inclusive durante as eleições.  

O governador ressaltou ainda que  vai haver uma fiscalização mais rígida em shoppings, bares e restaurantes e que o Corpo de Bombeiros vai estar em todos os grandes eventos nos próximos fins de semana. 

As ações têm duração de 15 dias e foram discutidas em reuniões com profissionais de saúde, prefeitos da Região Metropolitana e representantes de diversos setores da economia, como comércio, transporte, turismo e cultura. 

Nessa terça-feira, a  taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede SUS da Capital chegou a 93% e dos leitos de enfermaria, 70%. Em todo o estado, já são quase 340 mil casos diagnosticados e mais de 22 mil  mortes por coronavírus.

Fonte: Agenciabrasil

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html