Senador Sergipano eleito 3º secretario do Senado.

Definida a composição da mesa diretora do Senado para os próximos dois anos. Sem acordo, houve disputa para primeira vice-presidência, decidida no voto. O senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB, foi o escolhido.

A Segunda vice-presidência vai ser ocupada pelo senador Romário, do Podemos. O primeiro secretário escolhido foi Irajá, do PSD; o segundo secretário será Elmano Ferrer, do PP; e o terceiro secretário, Rogério Carvalho, do PT. Weverton Rocha, do PDT, ficará à frente da quarta secretaria.

Já a primeira suplência de secretário ficou com senador Jorginho Mello, do PL; o 2ºsuplente será Luiz do Carmo, do MDB; e a 3º suplente, Eliziane Gama, do Cidadania. A quarta suplência, por enquanto, fica sem ocupante.

A função da Mesa diretora é ordenar e gerir o funcionamento do Senado e manter a ordem geral das atividades legislativas. Os cargos são cobiçados porque permitem a indicação de um número maior de assessores.

O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do Democratas, disse nessa terça-feira que vai instalar a Comissão Mista para iniciar a análise do orçamento. O parlamentar também disse que vai se reunir com a equipe econômica do governo para estudar uma alternativa ao auxílio emergencial.

Já na Câmara dos Deputados, a eleição da mesa diretora também estava prevista para ocorrer nessa terça-feira, mas o presidente eleito, Arthur Lira, do PP, adiou para a manhã desta quarta-feira a definição do restante dos cargos.

Isto porque na segunda-feira, em seu primeiro ato à frente da Câmara, Lira retirou os cargos que seriam ocupados pelo PT, PSDB e Rede, alegando que o bloco de Baleia Rossi, candidato derrotado à presidência, havia sido registrado após o prazo limite, o que ocorreu, segundo os parlamentares, por pane no sistema.

Houve protesto da oposição, e agora uma nova eleição para a mesa diretora foi marcada para tentar resolver o impasse.

O PDT acionou o Supremo sobre o caso. O relator da ação, ministro Dias Toffoli, deu 10 dias para que Lira explique a decisão de excluir partidos da mesa diretora.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html