Coluna Ritta Oliveira - Nova Eleição

Coluna Rita Oliveira – 5 de outubro de 2022

Passada as eleições de 02 de outubro agora é o 2º turno, cuja nova eleição ocorrerá em 30 de outubro, portanto, daqui a 25 dias.

Nesses primeiros dias os candidatos que carimbaram passaporte para o 2º turno estão discutindo com a coordenação de campanha e o marketing as novas estratégias contra o único adversário.

Também estão em busca de novos aliados, de apoio de todas as forças políticas possíveis. A escolha não será ideológica, pois para ganhar uma eleição é preciso agir como se fosse para ganhar uma guerra, quando não se escolhe aliados, mas quem estará ao seu lado para derrotar o oponente.

A nível nacional, o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Bolsonaro (PL), que estão no 2º turno, já estão fazendo isso. Avaliando novas estratégicas de campanha e correndo atrás dos novos aliados.

Jair Bolsonaro já ganhou o apoio do PSC e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), reeleito em primeiro turno. O ex-juiz da Lava Jato Sergio Moro, que deixou o Ministério da Justiça acusando o presidente de interferir politicamente na Polícia Federal, declarou no Twitter nesta terça que apoiará o ex-chefe. Bolsonaro respondeu dizendo que está tudo “superado”.

O presidente do PDT, Carlos Luppi, anunciou nesta terça que o partido decidiu, de maneira unânime, apoiar a candidatura de Lula. O ex-presidenciável Ciro Gomes referendou o apoio ao candidato petista no 2º turno. O presidente do Cidadania, Roberto Freire, já declarou na segunda, 03, voto em Lula e disse que vai levar a proposta para que o seu partido, que apoiou Simone Tebet (MDB) no 1º turno, oficialize seu alinhamento ao petista.  Tebet deve fazer o mesmo.

Em Sergipe, estarão na disputa no 2º turno Rogério Carvalho (PT), que conseguiu 44,70% dos votos válidos, e Fábio Mitidieri (PSD), que obteve 38,91%. Reuniões com a coordenação de campanha para definição de estratégias estão ocorrendo desde a segunda-feira. O presidente estadual do União Brasil, André Moura, reforçará a coordenação da campanha de Fábio.

Com relação a apoios, Rogério Carvalho conquistou nesta terça-feira o de Dr. Cláudio Médico Geriatra, que foi candidato ao Governo de Sergipe pelo Democracia Cristã (DC).

Agora aguardar os posicionamentos de Valmir de Francisquinho (PL), Alessandro Vieira (PSDB), Niully Campos (Psol), Professor Aroldo Félix (UP) e Elinos Sabino (PSTU).

Valmir passou a campanha dizendo que todos os candidatos trabalharam para o indeferimento do registro da sua candidatura e Alessandro enfatizando que Rogério e Fábio são “farinha do mesmo saco”, pertencem ao mesmo agrupamento político.

Vamos aguardar, pois 2º turno é uma nova eleição!

……………………………………

Sem posição 1

Em conversa com a coluna, na tarde desta terça-feira, o delegado Alessandro Vieira (PSDB) disse que está “ouvindo as bases” sobre o 2º turno para governador e presidente da República e que não tem previsão de quando anunciará sua posição.  Alessandro chegou em terceiro lugar em 02 de outubro, com 10,88% dos votos válidos.

Sem posição 2

Segundo um aliado, Valmir de Francisquinho, que teve seus votos nulos, deve se posicionar sobre o 2º turno na sexta-feira, 07, caso já tenha um julgamento dos embargos de declaração impetrados pela defesa relacionados a inelegibilidade de oito anos e que não lhe seja favorável. A expectativa é que entre na pauta do TSE nessa quinta-feira, 06. Ele está em Brasília conversando com advogados.

Os votos nulos

Nas eleições do domingo, foram registrados um total de 542.062 votos nulos. Deste total, 457.922 foram de pessoas que votaram em Valmir de Francisquinho, cujos votos foram anulados. Com essa votação, ele não teria sido eleito no 1º turno.

Compasso de espera 1

Rogério Carvalho (PT), que já tem o apoio de Dr. Cláudio Médico Geriatra, tem dialogado outros possíveis apoios.  “Vamos esperar as decisões finais dos partidos para que possamos fazer um anúncio de todos. Espero que, até sexta-feira, possamos anunciar alguns aliados, entre eles ex-candidatos a governador, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas importantes do estado de Sergipe”, disse o petista.

Compasso de espera 2

Valmir passou a campanha dizendo que todos os candidatos trabalharam para o indeferimento do registro da sua candidatura e Alessandro enfatizando que Rogério e Fábio são “farinha do mesmo saco”, pertencem ao mesmo agrupamento político.

Compasso de espera 3

Ressalta o candidato petista: “O momento é de cautela e serenidade. Não vamos comprometer ninguém antes da hora. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Vamos respeitar o tempo de todas as pessoas”, ponderou.

Nas ruas

Fábio Mitidieri (PSD) teve o apoio de mais de 60 prefeitos de Sergipe no 1º turno e está confiante na continuidade do apoio deles no 2º turno. “Vamos para as ruas conversar com as pessoas, apresentar mais uma vez o nosso plano de governo, ouvir as mulheres, os idosos, os jovens. Fiquei muito grato pelos mais de 294 mil votos recebidos no primeiro turno e agradeço também aos mais de 60 prefeitos que estiveram comigo no início dessa caminhada. Vamos continuar na luta. A nossa vitória está marcada para o dia 30 de outubro”, afirma.

Mais votado 1

O candidato governista foi o mais votado em 43 cidades sergipanas, dentre elas Itabaiana (65,81%), Tobias Barreto (52,92%) e São Domingos (71,70%), que são importantes colégios eleitorais. Na região Centro-Sul, obteve a maioria dos votos nas cidades de Simão Dias, Tobias Barreto e Riachão do Dantas.

Mais votado 2

Já no Médio Sertão, liderou em cinco dos seis municípios: Feira Nova, com 68,28% dos votos válidos; Itabi, com 50,38%; Aquidabã, com 55,06%; Cumbe, com 72,08%; Graccho Cardoso, com 47,84%. No Alto Sertão, também obteve a maioria dos votos em seis municípios: Monte Alegre (48,32%), Poço Redondo (53,70%), Porto da Folha (49,63%), Nossa Senhora da Glória (48,27%), Gararu (56,02%) e Nossa Senhora de Lourdes (55,74%).

Expectativa 1

Há uma grande expectativa sobre a totalização dos votos para deputado federal que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá fazer nesta quarta-feira, mediante decisão do ministro Sergio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dar provimento ao recurso ordinário eleitoral apresentado pela defesa da vice-governadora Eliane Aquino (PT) relacionado ao indeferimento do registro da sua candidatura à deputada federal.

Expectativa 2

O TSE já comunicou ao TRE a decisão de julgar improcedente o indeferimento da candidatura de Eliane, por não ter se desincompatibilizado, no tempo estabelecido pela legislação eleitoral, dos conselhos de órgãos do estado que preside.

Ganha o PT

Essa decisão, a ser oficializada pelo TRE, levará o deputado federal João Daniel (PT) a permanecer em Brasília na próxima legislatura. Com a totalização dos votos de Eliane (66.072), o petista, que obteve 68.969 votos, deverá entrar no lugar do delegado André Davi (Republicanos) ou Thiago de Joaldo (PP).

Quem pode perder

Thiago de Joaldo teve 45.698 votos, tendo os candidatos do PP a deputado federal conquistado 131.367 votos.  Já André Davi obteve 31.597, tendo sido o segundo deputado eleito do Republicanos, cujo partido somou 160.289 votos. O primeiro eleito da sigla foi Gustinho Ribeiro, que conquistou 71.831 votos.

Por QP

Dos oito deputados federais por Sergipe que o TSE oficializou como eleitos na noite do domingo somente quatro foram por QP (Quociente Partidário), que corresponde a número de votos válidos do partido ou coligação. São eles: Yandra de André (União) – 131.471 votos; Ícaro de Valmir (PL) – 75.912; Fábio Reis (PSD) – 75.848; e Gustinho Ribeiro (Republicanos) – 71.831.

Por média

Os outros quatro foram eleitos por média: Rodrigo Valadares (União) – 49.696 votos; Thiago de Joaldo (PP) – 45.698; Delegada Katarina (PSD) – 28.135; e Delegado André Davi (Republicanos).

Desabafo 1

De Eliane Aquino sobre decisão do TSE: “Isso significa que desde o início, como havia falado durante a campanha, que não tinha feito nada de errado. Agora a comprovação. Tivemos a tese favorável do Ministério Público Eleitoral e agora do TSE.  Estou muito feliz. Isso significa que a nossa eleição poderia ser diferente, de uma foram sem jogo baixo, sem tantas mentiras, mas, mesmo assim, muito feliz”.

Desabafo 2

De Rogério Carvalho: “Estamos muito felizes com a reparação da injustiça feita contra a nossa companheira Eliane Aquino. Apesar da tentativa de tirá-la da disputa, a justiça foi feita! O PT faz o seu deputado federal e isso é muito importante para Sergipe!”.

Veja essa…

Tá dando o que falar o fato da candidata a deputada federal pelo Podemos, Adriana Mallezan, ter recebido de fundo eleitoral R$ 2.224.000,00 e só ter conquistado nas urnas 1.418 votos.

CURTAS

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), que votou em Ciro Gomes no 1º turno, para o Planalto, anunciou nesta terça-feira apoio a Lula no 2º turno. Segue apoiando Fábio Mitidieri para o governo.

Na coletiva à imprensa, concedida na manhã desta terça, o senador eleito Laércio Oliveira (PP) reafirmou seu compromisso com o candidato Fábio Mitidieri e com o presidente Bolsonaro. O progressista também garantiu que vai trabalhar para atrair novas empresas e investimentos para Sergipe.

Alguns políticos veteranos de Sergipe que concorreram a um mandato de deputado estadual não foram bem nas urnas. Entre eles: o ex-senador Valadares (PSB) – 6.989 votos e os ex-deputados Machado (PL) – 8.396, Adelson Barreto (PDT) – 6.235 e Jairo de Glória (PP) – 3.535.

Familiares do ex-governador João Alves e da senadora Maria do Carmo (PP) também não foram bem nas urnas. A filha Aninha Alves (União) teve 2.892 para a Assembleia. Já para a Câmara Federal a irmã de João Alves, a Marlene Calumby (Patriota), teve apenas 683 votos, e o sobrinho da senadora, Luciano de Menininha (PP), obteve 10.192 votos.

Não foi somente Sérgio Reis (PSD) – 23.499 votos – quem perdeu a eleição por pouco mais de 300 votos para Jorginho Araújo (PSD) – 23.854. Também ficou de fora da Assembleia Legislativa por essa diferença Luiz Fonseca (PP) – 14.674 -, que perdeu para Neto Batalha (PP), que teve  14.990 votos.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou nesta terça-feira que encaminhou à Polícia Federal um pedido para abrir inquérito sobre os institutos de pesquisas eleitorais.

 

Nesta terça-feira, no plenário da Câmara de Aracaju, o vereador Professor Bitencourt (PDT), líder do prefeito na Casa, fez um discurso forte sobre o 2º turno das eleições. “No dia 30 de outubro, se definirá o destino do comando do nosso País, onde não cabe mais ter no comando um “ser” que se dirige de forma estúpida a mulher dizendo: “Eu não lhe estupro porque você não merece” ou se refere a um negro falando algo do tipo: “Aquele pessoal de 15 Arrobas”. Prossegue: “Não podemos ter alguém a frente do Brasil que idólatra Carlos Alberto Ustra, o maior torturador do Regime da Ditadura em nosso país.

Terminou o discurso se referindo a Bolsonaro com “fariseu, sepulcro caiado e criatura inominável” e pedindo que o eleitor faça uma reflexão sobre o voto do dia 30 de Outubro, para que seja em defesa da “democracia, igualdade de direitos, saúde, educação, segurança pública, alimentação, trabalho digno e principalmente, de respeito a vida”.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html