Atriz Chica Xavier morre aos 88 anos.

A atriz Chica Xavier morreu neste sábado no Rio de Janeiro, aos 88 anos. Ela estava internada num hospital particular, por complicações de um câncer de pulmão, descoberto há pouco tempo. Francisca Xavier Queiroz de Jesus foi uma importante referência negra no Teatro, no Cinema e na TV.

 

Estreou no cinema em 1962 com o filme Assalto ao Trem Pagador. Nos palcos esteve na montagem do clássico Orfeu da Conceição, em 1956. Na TV atuou em produções marcantes da Rede Globo como Sinhá Moça e Renascer, onde interpretou o papel de Dona Inácia.

 

Chica participou de mais de 20 novelas na TV Globo. Nascida em Salvador, Chica Xavier era casada com o também ator Clementino Kelé, com quem completou em julho 64 anos de casamento.

 

Pelas redes sociais, vários colegas prestaram homenagens à atriz e agradeceram seu trabalho de abrir caminhos para uma geração de atrizes e atores negros e contribuir para a cultura brasileira. O diretor Walcir Carrasco afirmou que ela era dona de atuações brilhantes e inesquecíveis.

 

O ator Lázaro Ramos destacou que a conterrânea Chica era uma das pessoas mais especiais que conheceu, que o acolheu quando chegou no Rio e uma das inspirações de sua carreira.

 

Mais Notícias |

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html