Hospital São José, em Aracaju, suspende cirurgias pelo SUS

O Hospital São José, em Aracaju, informou, nesta quinta-feira (26), que estão suspensas todas as cirurgias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o coordenador-geral da unidade, Fúlvio Leite, a suspensão foi motivada pelo atraso de repasses de recursos financeiros pelo município de Aracaju à instituição beneficente, que totalizam mais de R$ 2 milhões. Os pacientes que estão com cirurgias marcadas pelo SUS terão que esperar.

"Hoje nós temos todas as cirurgias eletivas do Hospital São José paralisadas. Isso eu estou falando de várias especialidades, cirurgia-geral, cirurgia-vascular, urologia, oftalmo, otorrino, cirurgias de crianças do lábio leporino, pé torto", disse Fúlvio.

Ainda segundo o coordenador, devido à falta de repasse, outros serviços podem ser suspensos, como o atendimento de saúde mental, que atende cerca de 700 pacientes por mês.

O hospital realiza uma média mensal de 260 procedimentos cirúrgicos em várias especialidades.

 

O que diz a SMS

 

A Secretaria da Saúde do Município de Aracaju informou, em nota, que não há atraso que justifique a suspensão de cirurgias eletivas por parte do hospital São José, e que o prazo que justificaria as paralisações ocorreria somente após 90 dias de atraso. Ainda segundo a nota, será iniciado o pagamento das faturas de agosto para os prestadores, como é o caso do Hospital São José.

Fonte: G1

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html