Deputado Ícaro de Valmir diz que “curso de Medicina para o Campus da UFS de Itabaiana é uma possibilidade”

O deputado federal Ícaro de Valmir, PL, disse nesta quarta-feira, 30, que seu mandato “vai estar sempre a serviço da expansão do Campus da UFS em Itabaiana”, como premissa de avanço social, econômico e educacional da cidade e da região.
Neste contexto, o parlamentar disse que ele e seu pai, o prefeito itabaianense Valmir de Francisquinho, PL, alimentam inclusive “o sonho de ver a cidade contemplada com o terceiro curso de Medicina da UFS no Estado”, como parte da expansão do Campus dali. “O curso de Medicina para o Campus da UFS de Itabaiana é uma possibilidade”, disse o parlamentar à Coluna Aparte.
“Nós já havíamos conversado sobre isso com o último reitor Valter Joviniano de Santana Filho, já tive uma conversa com o ministro da Educação Camilo Santana sobre esta situação e ficamos de aprofundar isso com ele pelo fato de já termos o curso de Medicina no Campus de Lagarto”, disse Ícaro.
Segundo o deputado, o ministro não usa o curso de Lagarto como um impeditivo para um idêntico em Itabaiana. “Apesar de ponderar isso, o ministro Camilo nos disse que mais um curso de Medicina é sempre bem-vindo, porque tem sempre demanda, com os vestibulares e os processos de acesso, como o Enem, sempre entre os mais concorridos. De modo que está aberta a possibilidade de Itabaiana ser contemplada com Medicina”, pontuou Ícaro.
“Ele nos disse que com um pouco mais de força política ou algo nesta linha, a gente conseguiria trazer. E a gente sabe o quanto um curso de Medicina alavanca uma região. Os alunos que acessam a ele vêm morar no Estado e no respectivo município, e isso significa trazer mais pessoas que vão aquecer a economia. Aliás, todos os cursos da UFS que vieram para o município de Itabaiana serão sempre muito bem-vindos. A gente vai estar sempre ajudando a crescer a UFS de Itabaiana, como fazemos para o Campus do Sertão em Glória, ou Feira Nova, como queiram”, diz.
Enquanto o curso de Medicina é apenas “um retrato na parede”, o deputado Ícaro de Valmir já é todo festa para os cursos de Psicologia e de Direito para o Campus UFS da Itabaiana, já devidamente aprovados. Ícaro os encara com o mesmo solene respeito que tem pelo sonhado curso de Medicina.
“São cursos estratégicos para a cidade de Itabaiana e região e para a própria Universidade Federal de Sergipe no campus do nosso município. E vão significar muito tanto para Itabaiana quanto para todo o agreste. O curso de Direito em si é um dos que não têm tantos gastos para mantê-lo e nem para montá-lo - depende apenas de professores e de uma boa biblioteca”, diz Ícaro.
“E o alcance desse curso é enorme, porque nós precisamos de mais juristas e de mais operadores do Direito, sobretudo bem formados por uma das melhores universidades do país, que é a nossa UFS. Eu diria a mesma coisa do curso de Psicologia, com variação de objetivos, mas que é também de baixo custo para mantê-lo”, reforça.
“O que mais conta no curso de Psicologia é que ele é um meio seguro de trazer mais psicólogos ao mercado, à sociedade, porque hoje, sobretudo no pós-pandemia, vivemos situações claras de exigência e de necessidade dos serviços de mais psicólogos para o tratamento das pessoas. Hoje há situações em que as pessoas buscam uma assistência psicológica e só encontram profissionais para daqui a três ou cinco meses. Há uma óbvia escassez hoje de psicólogos no mercado, e isso não é bom”, diz Ícaro.
“De modo que eu e o senador Rogério Carvalho já anunciamos que vamos alocar R$ 5 milhões via emendas parlamentares para viabilizar estes dois cursos e inclusive a ampliação física do Campus - as emendas obedecem exatamente à necessidade desta ampliação do seu espaço físico e para a UFS poder contratar os seus professores adequadamente”, disse o deputado.
Do JL Política