Cármen, Fux, Mendonça, Nunes e Toffoli não comparecem a encontro de ministros do STF com Lula e Gonet no Alvorada
Após oficialização de medidas impostas pelos EUA, tentativa de demonstrar unidade institucional fracassa e sugere divisão na Corte.
Cinco ministros do Supremo Tribunal Federal não compareceram ao jantar promovido no Palácio da Alvorada, na noite de quinta-feira (31), frustrando a tentativa de demonstrar unidade institucional em defesa de Alexandre de Moraes após as sanções aplicadas pelo governo dos Estados Unidos. São eles: André Mendonça, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Nunes Marques.
O encontro foi articulado como um gesto simbólico, com o presidente Lula como anfitrião, e buscava reunir os 11 integrantes do STF em uma imagem institucional de força, semelhante ao movimento feito após os atos de 8 de janeiro de 2023. O Palácio do Planalto, inclusive, havia preparado uma foto oficial com todos os ministros e o presidente da República, sob o lema da nova campanha publicitária do governo: “soberania nacional”. A imagem, no entanto, sequer foi registrada.
Compareceram apenas seis ministros: Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. A ausência dos demais expôs a divisão interna da Corte.