A Verdade como Ela é da Juventude Fm presta homenagem a Josa o Vaqueiro do Sertão.

O programa "A Verdade como Ela é" que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 6h ás 8h, hoje iniciou com uma justa e bela homenagem ao "vaqueiro do sertão".

Josa morreu nesta terça-feira (10), em Aracaju, aos 91 anos. Ele faleceu em casa.

o vaqueiro do sertão deixa para a sua família uma herança musical prestigiada por todos que conhece.  Josa cantou grandes sucessos que eternizou-se a exemplo de na Sombra da jaqueira, Valente é o Bem-te -vi e Amor Enchocalhado.

Durante a homenagem feita no programa quem participou foi o artista Antenor Nunes que contou fatos sobre sua amizade com Josa, o cantor lagartense falou aos ouvintes que o vaqueiro do sertão foi responsável por sua vinda a Sergipe já que Antenor não é natural destas terras, Josa foi um dos seus primeiros amigos aqui em Sergipe, Nunes agradeceu todo apoio que a ele foi dado no início de sua carreira por Josa e Clemilda.

 O corpo do artista está sendo velado na Rua Laranjeiras, 1681, na capital sergipana. Um cortejo vai acompanhar o corpo até a cidade de Areia Branca e em seguida segue para Simão Dias, onde será sepultado às 16h.

A alteração do horário de sepultado se deu, de acordo com a família, para que possa haver tempo para que fãs, amigos e parentes possam se despedir.

Carreira

José Grigório Ribeiro nasceu em Simão Dias e se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 300 composições registradas.

Em março de 2019, o artista foi homenageado com um lançamento de um documentário sobre a sua carreira. A produção cinematográfica registra a memória do sanfoneiro e foi resultado de 20 anos de pesquisa.

Josa deixa sua herança musical as seus familiares que hoje também estão no mundo artístico a exemplo de Joseane de Josa, Bruna Ribeiro e o filho de Joseane o Ruan Ribeiro neto de Josa que é médico formado pelo campus da UFS Lagarto, e tantos outros amigos a exemplo de Erivaldo de Cariria.  Josa já teve suas músicas regravada por grandes nomes da música brasileira a exemplo de Alcymar monteiro e Trio Nordestino.

"o poeta, mais um nordestino que mostrou em suas músicas que a sabedoria é algo divino, josa mostra que de qualquer lugar qualquer ser humano pode chegar aonde almeja, Josa vaqueiro se tornou conhecido pelo pais inteiro. Essa é uma homenagem da radio juventude fm aos familiares e amigos que hoje da o último a deus a Josa o vaqueiro do sertão" disse o radialista Leandro Brito.

Por Leandro Brito. 

Mais Notícias |

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html