Brasil vai testar spray nasal contra a covid-19.

O Brasil deve participar da fase três de testes do spray nasal EXO-CD24, contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Centro Médico Ichilov de Tel Aviv, em Israel, e será testado em voluntários. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, nas redes sociais, após conversar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

De acordo com Bolsonaro, 30 pacientes com sintomas moderados ou graves da doença tomaram o remédio e se recuperaram. O medicamento é inalado uma vez por dia, durante alguns minutos. O tratamento dura cinco dias e é direcionado aos pulmões.

Assim como as vacinas, os estudos de remédios são divididos em etapas. Aqui no Brasil, essa pesquisa precisa da autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A expectativa é que, se for autorizado, o teste do medicamento de Israel seja feito em milhares de voluntários.

Israel tem o tamanho do estado de Alagoas, mas com o triplo da população, e lidera a vacinação no mundo, de acordo com o levantamento do portal Our World in Data. Lá, 27% da população já recebeu as duas doses da vacina contra a covid-19. Entre os idosos a partir de 60 anos, o índice dos que já tomaram as duas doses e estão com a imunização completa já passa de 80%.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto para liberar recursos para manter o governo funcionando e comprar vacinas contra a covid-19. Como o Orçamento deste ano ainda não foi votado no Congresso Nacional, a solução encontrada foi garantir para 2021 os créditos extraordinários que já tinham sido abertos no ano passado. Outros créditos extraordinários também foram reabertos este ano.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a medida permite o pagamento de despesas com serviços de saúde, assistência e proteção social, prevenção a desastres e operações de garantia da lei e da ordem.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html