Bolsonaro diz que pedirá processo contra Moraes e Barroso no Senado

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (14), em publicações nas redes sociais, que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luis Roberto Barroso e Alexandre de Moraes extrapolam “com atos os limites constitucionais” e disse que pedirá ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a abertura de um processo para investigar os dois.

O presidente também criticou as “prisões arbitrárias” feitas pelo STF e disse não desejar rupturas institucionais.

A publicação foi feita um dia após a prisão do ex-deputado e atual presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. A ordem de prisão preventiva partiu do ministro Alexandre de Moraes e atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF) por suposta participação do político em uma organização criminosa digital responsável por atacar os ministros da Corte e as instituições.

“Lembro que, por ocasião de sua sabatina no Senado, o Sr. Alexandre de Moraes declarou: ‘reafirmo minha independência, meu compromisso com a Constituição, e minha devoção com as liberdades individuais’”, afirmou Bolsonaro em publicação no Twitter.

Bolsonaro acrescentou que o povo brasileiro não “aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais (art. 5° da CF), como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los”.

O presidente está em Resende (RJ), onde participa de uma cerimônia na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), neste sábado.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html