Autorizada a contratação de 700 novos servidores para Ibama e ICMBio

Dados preliminares do Deter, sistema de alerta de desmatamento do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, indicam redução de 30% no número das ocorrências na Amazônia no mês de agosto em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação foi dada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, em apresentação no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira. Ele ressaltou a atuação conjunta de diversos órgãos no combate aos crimes ambientais na região.

Joaquim Leite informou também que foi autorizada a contratação de 700 novos servidores para a fiscalização do Ibama e o ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O ministro do Meio Ambiente destacou ainda a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública em ações de inteligência para combater o desmatamento, com foco no crime organizado.

Presente no evento, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, ressaltou que o país vive a pior seca dos últimos 91 anos, o que tem agravado a situação das queimadas. Mas, ele afirmou que as ações que serão implementadas de forma integrada pelo governo federal vão ajudar, inclusive, a recuperar a imagem do país em nível mundial.

Entre as ações recentes do Ministério do Meio Ambiente no combate às queimadas estão a contratação de mais seis mil brigadistas dentro do programa Guardiões do Bioma e a chegada do primeiro de 15 caminhões de bombeiros específicos para atuação em parques nacionais. O primeiro veículo vai atender o Parque Nacional de Brasília.

EBC 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html