Saúde pretende vacinar com duas doses todos os adultos até outubro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o país vive uma situação mais tranquila em relação a pandemia da Covid-19. Ele atribuiu à vacinação, a queda nos casos e mortes por Covid-19 nos últimos dois meses, mesmo com a variante Delta.

Queiroga participou nesta quarta-feira (08) de uma audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 do Senado. O ministro da Saúde informou também que, nos últimos 30 dias, a média diária de doses aplicadas foi de 1 milhão e oitocentas mil. E que, em agosto, foram distribuídas mais de 60 milhões de doses aos estados. Queiroga destacou que o Brasil ultrapassou a marca de 90% da população adulta vacinada com a primeira dose. De acordo com o ministro, a expectativa é vacinar com as duas doses toda a população acima de 18 anos até o final de outubro.

Sobre a terceira dose, o ministro da saúde disse que será utilizada a vacina da Pfizer para imunizar, a partir de 15 de setembro, idosos acima de 70 anos e as pessoas imunossuprimidas, ou seja, com baixa imunidade, como aquelas que passaram por um transplante ou têm HIV.

Durante a audiência no Senado, o ministro da saúde comentou ainda sobre a viagem realizada à Itália, no fim de semana, para tratar das ações de combate à covid-19. Ele se reuniu com ministros da Saúde do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo, e o presidente da OMS, Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom. No encontro, Marcelo Queiroga disse que foi possível constatar a credibilidade internacional do Brasil e do SUS, o Sistema Único de Saúde.

 

EBC 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html