PREFEITOS SERGIPANOS ALEGAM ERRO DA SES NA CONTAGEM DO PERCENTUAL DE IMUNIZADOS

Novo decreto determina que 75% da população deve estar vacinada, caso contrário, o município não poderá realizar eventos

De acordo com novo decreto do governo do estado de Sergipe, os municípios que não atingirem 75% da população com imunização completa – primeira e segunda dose da vacina contra o Coronavírus aplicadas – não poderão realizar eventos carnavalescos ou de lazer coletivo.  

Novas regras de restrição passarão a valer a partir do dia 08 de fevereiro e seguem até 07 de março, com redução gradual da capacidade de pessoas nos eventos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 64 dos 75 municípios sergipanos não atingiram a meta de imunização. Até o presente momento, os dados mostram que apenas onze cidades chegaram ou ultrapassaram os 75%: Graccho Cardoso; Moita bonita; Nossa Senhora Aparecida; Cumbe; Santa Rosa de Lima; Arauá; Muribeca; Macambira; Areia Branca; Itabi e Nossa Senhora de Lurdes. Lagarto está com 72,35%, conforme a última atualização.

Em entrevista ao programa A Verdade Como Ela É, do radialista Leandro Brito, na terça-feira (01), o prefeito de Poço Verde, Iggor Oliveira (PSD), quando perguntado sobre a nova determinação do governo, declarou que Poço Verde está com 79,74% de imunização completa, e não com 69% - como consta o “vacinômetro” da SES.

“Ontem tomei conhecimento que com o ‘hackeamento’ do Sistema eSUS, todas as nossas equipes PSF [Programa de Saúde da Família] dos municípios sergipanos estão fazendo o recadastramento das vacinas já aplicadas”, disse o prefeito. Oliveira alega que todo o trabalho que a equipe tinha desempenhado a respeito do cadastramento, “foram por água abaixo”, nas palavras dele.

Iggor Oliveira disse que esteve presente na SES para levar a realidade ao sistema; que o munícipio de Poço Verde estava com 10% a mais do que constava. “Peguei toda a equipe do PSF e de hoje [terça] até sexta-feira, farei uma força tarefa para o cadastramento das vacinas, para que possamos comprovar que estamos acima dos 75%.”

Nesta manhã de quinta-feira (03), o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PSB) também falou sobre o caso no programa A Verdade Como Ela É. No vacinômetro do governo, Simão Dias aparece com 70% da população completamente imunizada.

“Não posso dizer sobre o hackeamento, porque não é do meu conhecimento, mas não tenho dúvidas de que Simão Dias já passou de 70%. Nós aqui no município de Simão Dias, estamos com problema desde a semana passada, com relação aos colaboradores que fazem a digitalização dos que tomaram a segunda dose. Alguns ficaram gripados, outros pegaram Covid; então tivemos uma diminuição muito grande com relação aos colaboradores. Mas graças a Deus estão voltando gradativamente e estão fazendo o cadastramento”, declarou Viana.

Há rumores de que esses erros também sejam provindos de invasão cibernética que o aplicativo ConecteSUS sofreu em janeiro deste ano. 

“Se há uma falha por conta do hackeamento, essa falha não do município. Mas eu assumo a responsabilidade de dizer que eu não tenho dúvida que estamos há mais de 70%. Como eu falei, nossos colaboradores que estavam fazendo esse cadastramento, estavam praticamente todos do setor com Covid; estão voltando aos poucos para fazer o cadastramento e com certeza ultrapassamos esse número. Mas o que vale é o número, então a gente tem que tomara as providências cabíveis. Já determinei ao nosso secretário averiguar essa questão do hackeamento, para ver se nosso município está acima dos 75%, devido a informação do nosso amigo, prefeito de Poço Verde; nosso vizinho”, finalizou o prefeito simãodiense.

Com o novo decreto, ficam prorrogadas as medidas atuais até o próximo domingo, 7 de fevereiro. Já entre os dias 8 e 21 deste mês, o limite máximo de capacidade de pessoas nestes eventos cai para 2.000 em ambientes externos e 1.000 em ambientes internos. A partir do dia 22 de fevereiro até o dia 7 de março, o limite passa a ser de 1.000 pessoas em ambientes externos e de 300 pessoas em ambientes internos.

Para todo o período, os eventos de lazer coletivo só serão permitidos em municípios que tenham atingido pelo menos 75% da população imunizada com a 2ª dose. Nos eventos a partir de 200 pessoas em ambientes internos e de 300 pessoas em ambientes externos, só será permitido o acesso de pessoas que tenham recebido a 1ª dose e a 2ª dose ou a dose única do imunizante contra a Covid-19, ou que apresentem teste antígeno ou RT-PCR de Covid-19 negativo realizado com no máximo 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do evento.

 

- Henrique Andrade 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html