FPM: Três prefeituras de Sergipe seguem com repasses federais bloqueados
do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), por constarem na lista do Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). A plataforma é gerida pelo governo e apresenta, diariamente, a situação de prefeituras, estados e órgãos administrativos em relação a execuções orçamentárias, patrimoniais e financeiras da União Federal. As informações são públicas.
Constam na lista diversas prefeituras da Bahia, Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Tocantins. Os estados com o maior número de municípios bloqueados são o Rio Grande do Sul, com 14 cidades, e o Rio de Janeiro — com 5 cidades nesta situação (Veja a lista no final desta reportagem).
Nem sempre a restrição ao nome do município se deve a inadimplências e falta de pagamento de tributos. O bloqueio também pode acontecer por questões burocráticas, como o não – fornecimento de algum tipo de documento que a prefeitura, por exemplo, tenha se comprometido a encaminhar aos órgãos federais. Ou por não ter respeitado os prazos.
Segundo o consultor de Orçamento César Lima, os representantes das prefeituras que estão nesta situação devem procurar a Receita Federal ou a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) de sua região para resolver o problema e continuar recebendo os repasses. “O que eu indico é que esses municípios procurem a Receita Federal ou a PGFN para negociar essas dívidas. Após a negociação, pagando a primeira parcelao desbloqueio já é automático”, aconselhou o consultor, nos casos em que houver débitos. O Governo liberou mais de R$ 5,6 bilhões do FPM na última quinta-feira (10).
Importância do FPM para os municípios
O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios, principalmente os menores e mais pobres. Conforme dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras brasileiras. Os depósitos são feitos de dez em dez dias, três vezes por mês, para que as prefeituras paguem despesas fundamentais para a população, como folha de servidores e serviços básicos de Saúde.
Municípios com restrições
FPM: veja se a prefeitura de sua cidade está bloqueada:
- Água Comprida-MG
- Águas Formosas-MG
- Bandeirantes-PR
- Boa Vista do Incra-RS
- Cachoeira de Pajeú-MG
- Caibaté-RS
- Caldazinha-GO
- Carazinho-RS
- Carlos Barbosa-RS
- Centenário do Sul-PR
- Charqueadas-RS
- Conde-BA
- Cristalândia-TO
- Crixas do Tocantins-TO
- Diamantino-MT
- Fazenda Nova-GO
- Imbé-RS
- Lagoa da Prata-MG
- Lagoa Vermelha-RS
- Lajeado do Bugre-RS
- Lavras do Sul-RS
- Poço Verde-SE
- Porto da Folha-SE
- Rolador-RS
- São Francisco de Itabapoana-RJ
- São Gonçalo-RJ
- São João da Barra-RJ
- São José de Ubá-RJ
- São Miguel do Aleixo-SE
- São Miguel do Araguaia-GO
- Sede Nova-RS
- Terra de Areia-RS
- Três de Maio-RS
- Três Rios-RJ
- Vicente Dutra-RS
As informações são do jornalista José Roberto