Deputado Rodrigo Valadares defende autonomia do Banco Central

O deputado federal Rodrigo Valadares usou a tribuna nesta quarta-feira, 08, para criticar o presidente Lula por defender o fim da autonomia do Banco Central e por querer modificar o patamar de juros, o que nomeou como “ataques descabidos”. Para o parlamentar, uma eventual mudança provocaria graves consequências negativas na economia e na vida dos brasileiros.

 

“O presidente Lula pode acreditar que metendo a mão na taxa de juros poderá ajudar o país. Talvez se esqueceu que da última vez que isso aconteceu, em 2016, quando, ignorando sinais de inflação, Dilma meteu a mão nos juros, baixando de qualquer jeito e nós entramos na maior crise econômica da história recente. E quem aqui se esqueceu da época do Sarney? Quando ele quis meter a mão no preço de gêneros e de produtos e nós tivemos hiperinflação”, relembrou Rodrigo, fazendo referência ao que poderá acontecer no país caso o presidente resolva fazer tais modificações.

 

Levando em consideração de que Lula esteja ciente das consequências que o Brasil sofreu com ações semelhantes a que ele beira tomar, o deputado acredita que a única justificativa para tal medida é querer buscar um culpado para a monotonia que o Brasil viverá a partir deste governo. “Ele sabe que o descontrole econômico que o Brasil vive vai levar o nosso país para uma recessão muito forte, talvez pior do que vimos em 2016, e já busca um culpado, escolhendo Campos Neto, um homem que foi eleito o melhor presidente de Banco Central da América Latina e do mundo, além de ser neto de um dos maiores economistas do mundo”.

 

Finalizando, Rodrigo Valadares destacou que será um defensor do Banco Central e da economia brasileira na Câmara dos Deputados. “Não iremos admitir que mexam na autonomia do Banco Central, porque isso reflete inflação e quem sofre com a inflação é o povo pobre do nosso país, o povo pobre do nosso nordeste e o povo pobre do nosso estado de Sergipe. Vamos lutar para que o BC mantenha sua autonomia e que a economia brasileira seja resguardada”.

 

Por Assessoria Parlamentar

Foto: Pablo Valadares 

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html