Plenário do Supremo é que vai decidir se Policia Federal investigará o Ministro da corte Dias Tofoli.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin negou nesta 6ª (14.mai.2021) o pedido da PF (Polícia Federal) para investigar o ministro Dias Toffoli, com base nas delações de Sérgio Cabral (MDB), ex-governador do Rio de Janeiro.

Fachin determinou que é preciso aguardar o plenário da Corte se manifestar sobre o tema. O ministro enviou o processo para o plenário virtual do STF. Os ministros vão analisar o caso a partir da próxima 6ª feira (21.mai.2021). Nesse modelo de votação não há debate, e os magistrados depositam seus votos no sistema.

Mais cedo, a PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou contra a abertura do inquérito contra Toffoli, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).  O parecer foi enviado nesta 6ª feira (14.mai) pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques Medeiros.

O inquérito investigaria suposto recebimento de R$ 4 milhões em troca de favorecimento em processos sobre 2 prefeitos do Estado do Rio de Janeiro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Toffoli atuou na Corte eleitoral de 2012 a 2016. A delação foi homologada pelo ministro do STF Edson Fachin.

/convert/0f3713d9a0d817892c10b3091573ce0f/result.html